terça-feira, 12 de abril de 2016

Elétrico, Autônomo, Conectado e Compartilhado


Fabrica de automóveis não parece combinar muito com o Vale do Silício, mas é lá que o futuro da indústria automobilística e de nosso modo de ir e vir esta sendo moldado. Em resumo o transporte especialmente no meio urbano terá quarto características marcantes: elétrico, autônomo, conectado e compartilhado.

Os primeiros veículos automotores fabricados ainda no século XIX eram elétricos, mas logo foram substituídos pelos motores a combustão. Embora nunca tenha desaparecido completamente, os veículos elétricos voltaram a ser desenvolvidos a partir dos anos 80 mas carregavam a pecha de serem pesados, lentos, com baixa autonomia, lentos para carregar e além de tudo com design sofrível.

Mas o desenvolvimento destes veículos nos últimos anos transformou os patinhos feios em verdadeiros cisnes negros. Quando lançou o seu primeiro veículo com produção em série, a TESLA, jovem empresa sediada em Palo Alto, a poucos quilómetros dos gigantes da tecnologia e internet, transformou o conceito que se tinha sobre o carro elétrico: um sedam 100% elétrico, que acelera de 0-100 km/h em em menos de 4s, autonomia de 400 km, uma rede de carregadores rápidos capaz de gerar uma autonomia de 80km em 5 minutos, um design super arrojado, espaço interno 50% maior que qualquer carro da mesma categoria além de ser o primeiro veiculo a atingir nota máxima em todos os testes de segurança. Em resumo, foi chamado por publicações especializadas como o melhor carros já produzido em todos os tempos.

Em 2012, ano de lançamento do Modelo S, primeiro a ser primeiro modelo da Tesla em escala, foram vendidos no mundo pouco menos de 200 mil veículos elétricos ou híbridos (somando todas as marcas). Em 2015 foram vendidos 540 mil e a projeção para 2016 é alcançar quase 1 milhão de veículos vendidos, o que equivale a pouco mais de 1% das vendas anuais. Na China já existem mais de 100 fábricas de carros elétricos e até 2020 estima-se que a China poderá alcançar 5% da frota rodando em carros elétricos.

Todos os carros da Tesla são conectados permanente na internet. Recebem atualizações de software e sistema operacional (que já esta na sua 7 versão) e diagnósticos remotos para manutenção. Com isso a empresa tem completo domínio sobre o comportamento dos carros o que ajuda a identificar os pontos críticos a serem aprimorados ou reinventados. Foi assim que descobriram que mais de 99% das viagens do veículos da TESLA são realizadas com cargas de bateria realizadas a noite em casa, ou seja, a demanda por infraestrutura de carregamento é muito mais especifica e estratégica como nas estradas.

O desenvolvimento de direção autônoma (conduz o carro sem a necessidade de um motorista ou com muito pouca interferência deste) esta atingindo o ponto de produto comercial em 2016. De fato, a ultima atualização de software da Tesla já disponibilizou vários atributos de direção autônoma para os veículos da empresa. Em menos de 10 anos a os veículos  direção autônoma será tão comum como hoje é o chamado “piloto automático” que limita-se a manter o carro em uma velocidade pré-determinada.

Num futuro não muito distante, você poderá escolher um veículo para utilizar num final de semana e ele virá sozinho se apresentar para te atender no período solicitado. Quando terminar de utilizar (dirigindo ou não) bastará deixa-lo em qualquer ponto que ele cuidara de retornar a sua base ou dirigir-se para outro “compromisso”. São veículos compartilhados.

Os veículos de passageiros são apenas o começo, o mesmo processo deverá acontecer com o transporte coletivo e com o transporte de cargas leves e encomendas.

Pode parecer ficção científica, mas já esta acontecendo agora. E isso é bom para o planeta e para todos nós. Antes do Iphone 10 ainda veremos a explosão dos veículos elétricos, conectados, autônomos e compartilhado.

Publicado na Revista Epoca Negócios, Abril 2016