quarta-feira, 22 de junho de 2016

100% Renovável



As boas novas são animadoras! A pequena ilha espanhola de El Hierro, que serviu de parada para Cristovão Colombo no caminho  da América, parece continuar a indicar o caminho para o novo mundo: toda sua energia elétrica outrora originada de termoelétrica a diesel, agora provém de fontes renováveis. Turbinas eólicas trabalham por dia associadas e uma hidroelétrica em sistema fechado.  Quando há sobra de energia dos ventos, a água é bombeada de um reservatório na parte baixa da ilha para outro na parte alta e quando falta vento, a água desce gerando energia necessária para manter os dez mil habitantes da ilha.

No início de maio, Portugal passou quatro dias seguidos sendo abastecido exclusivamente por energias renováveis – solar, hidroétrica, biomassa e eólica. É a primeira vez que um país europeu consegue se abastecer por mais de um dia exclusivamente com energias renováveis. Com a chegada do verão no hemisfério norte, época em que a energia solar bate recordes de produção ano após ano, este recorde deverá ser pulverizado.

Mas estas notícias estão fadadas a se tornar em coisa do passado ou simples lugar comum nos próximos anos.

A poucos anos atrás, a grande novidade era que no pico do verão Portugal tinha atingido por alguns minutos, próximo ao meio dia, 100% de geração renovável, o que era um marco, mas visto com desconfiança, pois o desafio seria conseguir manter este perfil de geração por um período que incluísse a noite, sem a necessidade de recorrer a termoelétricas fósseis ou nucleares.

Portugal é um país pequeno, com pouco mais de 10 milhões de habitantes, mas representa um sinal de uma tendência mais ampla que se alastra pela Europa. Ainda em maio, a Alemanha, maior economia da região, atingiu pela primeira vez na história 100% de eletricidade de fontes renováveis por alguns minutos. Como suas usinas nucleares e termoelétricas a carvão não podem ser desligadas e religadas, está sobrando energia no país que em certos momentos tem preço de energia negativo.

Ainda em maio, a Inglaterra viveu seus primeiros momentos em 100% de geração elétrica sem usinas a carvão, foram alguns minutos, mas prevê-se que durante o verão poderá a chegar a horas e quem sabe dias. Na Dinamarca, a geração eólica – iniciada nos anos 70 - cresceu tanto na última década, que alguns dias em 2015 as eólicas chegaram a gerar 140% da demanda de eletricidade do país que já exporta o excedente para países como Suécia, Noruega e Alemanha. Como boa parte da produção acontece off-shore (ou seja, no oceano) o potencial de geração pode ser ampliado muitas vezes. As trocas de energia com a Noruega são particularmente interessantes pois o país tem grandes hidroelétrica e devolve energia para Dinamarca nos momentos de menos ventos.

O próximo grande desafio expansão das energias renováveis é a formação de um smart-grid continental e depois intercontinental. Então vamos a ele!

Publicado na Coluna Bússola de Época Negócios Edição de Julho 2016

Foto: Ilha El Hierro, Canárias