terça-feira, 25 de março de 2014

Um resumo de impacto

Yokohama-Japao-IPCC-WGII
IPCC – Painel Intergovernamental das Mudanças Climáticas, da ONU, O IPCC – Painel Intergovernamental das Mudanças Climáticas, da ONU, se reúne esta semana no Japão para finalizar as mensagens centrais da segunda parte do  Relatório de Avaliação sobre Mudanças Climáticas que trata dos impactos, vulnerabilidade e adaptação às mudanças climáticas.
Os relatórios do IPCC são apresentados em intervalos médios de 6 anos. O primeiro foi publicado em 1990 e foi seguido pelos documentos de 1995, 2001 e 2007. E, agora, o de 2014.
Os relatórios de avaliação sobre mudanças do clima (AR – assessment report) são produzidos  por centenas de cientistas que colaboram com o IPCC divididos em três grupos:
ciência do clima (GT1),
impactos, vulnerabilidade e adaptação (GT2) e
mitigação (GT3).
Cada um destes grupos produz um  amplo relatório com a revisão completa de centenas de trabalhos científicos publicados no período, envolvendo milhares de pesquisadores e autores em todo o mundo.
Além deste documento longo, com centenas de páginas, cada grupo gera um sumário para tomadores de decisão em politicas públicas (sumary for policymakers), que é uma versão super resumida (cerca de 20-30 páginas) com as principais mensagens do relatório principal. Este é documento que dá base a quase todos debates que veremos na imprensa. Ao final, também será produzido um relatório-síntese, consolidando o trabalho dos três grupos: também um documento mais curto com algumas dezenas de páginas).
Como o resumo é o que será lido por grande parte das pessoas interessadas, no mundo, é nele que se trava a maior disputa sobre a linguagem e a forma como as informações serão apresentadas. O fechamento deste resumo para o Grupo 2 é objeto fundamental do trabalho desta semana, no encontro em Yokohama.
Foi justamente o rascunho deste documento resumo que circulou circulou pela internet nas ultimas semanas e que revela que o documento do GT2 está dividido em três sessões:
(A) impactos, vulnerabilidades e exposição observadas;
(B) riscos e oportunidades para adaptação e
(C) riscos futuros e construção da resiliência.
O documento é rico em figuras e perfeito para ilustrar os impactos e os riscos com detalhamento para diferentes regiões do planeta. Esperemos, pois, a publicação do relatório na próxima sexta-feira, 28/03.